Notícia

REPRODUÇÃO CONSCIENTE

17 de abril de 2012

Cabe a nós preservarmos os animais dentro das características originais de suas raças.

Os animais domésticos (cães) se reproduzem por instinto e não possuem critério para selecionar ou escolher seus parceiros, isso só acontece com animais selvagens o que chamamos de seleção natural. Por isso cabe a nós preservarmos os animais dentro das características originais de suas raças, utilizando a razão na seleção de animais perfeitos e saudáveis para a reprodução. Para isto cada raça possui seu padrão descrito e deve ser consultado sempre que tivermos dúvidas sobre se um determinado animal está dentro ou fora das características da raça e mesmo se possui alguma característica que seja considerada uma falta ou o que é pior que o desqualifique dentro do padrão da raça o tornando inapto à reprodução.

É importante você saber que se você quer um filhote e imagina cruzá-lo um dia, saiba que seu objetivo, por mais remoto que seja, é a reprodução, sendo assim você será o responsável em trazer a vida filhotes que irão representar a raça no futuro e uma atitude impensada pode estar acabando com anos de trabalho em benefício da raça. Por isso hoje é comum se falar em castração ou

em contratos de vendas de filhotes que contemplem exigências e multas, com a finalidade de conscientizar as pessoas na importância da preservação da raça, no processo reprodutivo do Boiadeiro Bernês.

Se você acredita que seu animal de estimação tem potencial para ser um reprodutor ou matriz, entre em contato com um criador responsável e que possa lhe orientar neste processo. Fazendo uma avaliação do seu animal, indicando quais os exames clínicos serão necessários e lhe orientando dentro das características do seu animal o que você deve buscar no padreador ou matriz em questão, para contribuir no aprimoramento da raça.

Categoria de Notícias

Dicas Geral Preseve Todas Categorias